
Por que carros modernos consomem mais etanol
20/07/2025Nos anos 2000, modelos populares como o Uno Mille e o Gol 1.0 alcançavam até 18 km/l com etanol em ciclo rodoviário. Hoje, em plena era da tecnologia automotiva, poucos carros flex sequer chegam aos 14 km/l com o mesmo combustível. Mas por que a eficiência parece ter regredido?
A resposta está longe de ser simples. A evolução tecnológica dos motores trouxe mais potência, conforto e segurança, mas em troca de maior peso, maior consumo e exigências ambientais mais rígidas.
1. Carros mais pesados e equipados
Com a adição de itens como ar-condicionado, direção elétrica, sistemas multimídia e controles de estabilidade, os veículos se tornaram mais pesados. Em média, um carro compacto atual pesa cerca de 200 kg a mais do que um similar de 20 anos atrás. Esse aumento impacta diretamente no consumo, especialmente com etanol, que tem menor densidade energética.
2. Normas ambientais e calibragens
Os motores modernos são calibrados para emitir menos poluentes, o que nem sempre favorece o consumo com etanol. A busca por emissões mais limpas exige combustões mais controladas e temperaturas mais altas, impactando o rendimento do etanol, especialmente em trajetos urbanos.
3. Foco em gasolina e mercado global
Enquanto o Brasil é referência no uso de etanol, muitos modelos vendidos aqui são derivados de plataformas globais, pensadas majoritariamente para gasolina. A adaptação ao etanol nem sempre é otimizada, resultando em menor eficiência energética.
4. A corrida pela potência
Hoje, um carro 1.0 turbo tem potência similar a um 1.8 dos anos 2000. O consumidor quer mais desempenho, mesmo nos modelos compactos. Essa exigência gera consumo mais alto, sobretudo ao utilizar a potência extra com frequência.
Os carros modernos ganharam em segurança, conforto e desempenho, mas a eficiência com etanol foi uma das vítimas desse avanço. A boa notícia? Com a eletrificação e novos biocombustíveis, a engenharia já trabalha para unir potência e eficiência em breve.
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